Wednesday 1 September 2010

Como usar “some” e “any”

Hoje nosso post traz algumas regras básicas de como usar some e any em inglês.


Usa-se some em frases afirmativas

I have some money in the bank. - Tenho um pouco de / algum dinheiro no banco.

There’s some beer in the fridge. – Tem (um pouco de) cerveja na geladeira.

My students made some mistakes. – Meus alunos cometeram alguns erros.

Usa-se any em frases negativas

I don’t have any money in the bank. – Não tenho (nenhum) dinheiro no banco.

There isn’t any beer in the fridge. – Não tem (nenhuma) cerveja na geladeira.

My students didn’t make any mistakes. - Meus alunos não cometeram nenhum erro.

Usando some e any em frases interrogativas

Na maioria das frases interrogativas usamos any.

Do you have any money in the bank? – Você tem (algum) dinheiro no banco?

Is there any beer in the fridge? – Tem alguma cerveja na geladeira?

Did your students make any mistakes? – Seus alunos cometeram algum erro?

Usa-se some nas frases interrogativas quando oferecemos ou pedimos algo:

Would you like some coffee? - Gostaria de (um pouco de) café?

Can I have some water, please? – Pode me trazer um pouco de água, por favor?

Can you lend me some money? – Me empresta (um pouco) de dinheiro?

Usamos também some e any sem o substantivo, que fica implícito na frase:

I didn’t have any wine, but my wife had some. – Não bebi vinho, mas minha esposa bebeu (um pouco).

She had some wine, but I didn’t want any. - Ela bebeu vinho, mas eu não quis (beber vinho).

I just made some tea. Would you like some? - Acabei de fazer chá. Gostaria de um pouco?

‘Where are your books?’ ‘I don’t have any.’ - ‘Onde estão seus livros?’ ‘Não tenho nenhum.’

Tem alguma dúvida em quando usar some e any? Leave a comment!

0 comentários:

Post a Comment

Related Posts with Thumbnails